• Cuidamos dos nossos jardins segundo principios ecológicos, com amor
  • Situamo-nos num vale encantado, rodeado de floresta
  • Os nossos artigos são originais, feitos à mão, com embalagem cuidada
  • Cuidamos dos nossos jardins segundo principios ecológicos, com amor
  • Situamo-nos num vale encantado, rodeado de floresta
  • Os nossos artigos são originais, feitos à mão, com embalagem cuidada

Centaurea (Centaurea cyanus) - Desidratada - Pétala Mesclun

a partir de 8,50 €

incl. impostos, mais envio
Tempo de envio: 5 dia(s)

Descrição

A Centaurea (Centaurea cyanus) é uma das mais subtis flores comestíveis produzidas nos jardins produtivos da Ervas Finas segundo princípios agroecológicos, para uso alimentar.

Colhidas no melhor tempo, são selecionadas em fresco, as suas Pétalas*, uma por uma, e levadas a desidratar com todos os preceitos para que mantenham todas as suas características organoléticas e, com elas, podermos cozinhar.

APRESENTAÇÃO

Disponível em frasco de vidro, reutilizável, ou em embalagem opaca Doypack, com fecho zip.

CARACTERÍSTICAS

PARTE DA PLANTA: Pétalas*

COR: Mesclun de cores (Azul, rosa suave, rosa forte, branco, púrpura)

TAMANHO: 1cm de diâmetro

NOTAS DE SABOR: Muito suave, quase neutro

AROMA: Aroma muito suave, quase inodora

OUTRAS CARACTERÍSTICAS: Mantém a cor na confeção, mas sem poder tintureiro

QUALIDADE PREMIUM

SUGESTÕES DE UTILIZAÇÃO

As Pétalas* de Centáurea Pode ser utilizada inteira na decoração de pratos ou pode integrar variadas receitas, desde entradas a sobremesas. Podem ser integradas na massa fresca, em crepes, nas saladas ou em pães, bolos e biscoitos, emprestando a sua beleza e subtileza. A sua cor azul torna-as muito interessantes para finalizar pratos de mar.

SABIA QUE:

*A´Pétala’ da Centaurea é, em bom rigor, uma flor marginal (ligulada) das muitas flores que compõem uma Centaurea já que esta flor pertence à família das Asteraceae (antigamente designadas por Compostas) sendo formada então por um conjunto de flores, Assim, nestas flores aquilo a que chamamos *Pétala não é uma pétala verdadeira, mas uma flor especial, que rodeia um grande conjunto de outras pequenas flores.

O processo de colheita, separação e seleção de Pétalas* é manual e realizado peça por peça, tornando-se puro artesanato de comer.

São necessárias 300 pétalas frescas para obter cerca de 1g de pétalas desidratadas.

O processo de separação das pétalas do seu cálice é manual.

Se hidratar as Pétalas* de Centaurea (por exemplo em infusão) elas vão recuperar a sua forma e tamanho, parecendo frescas


O QUE DISTINGUE AS NOSSAS FLORES?

O trabalho manual, permite uma seleção criteriosa de cada flor, de cada pétala, mantendo a sua integridade. Permite ainda a seleção das partes da planta que mais importam, quer pela beleza, quer pelas suas qualidades organoléticas, pelo que, em cada embalagem, seguem as flores na sua essência, muitas delas recuperando a sua forma quando hidratadas e pondo em cada receita toda a sua substância. E esta substância manifesta-se em cada micrograma de flor.


GENTLY HANDMADE, WITH LOVE